You are currently viewing Perfil do NOVO Nutricionista.

Perfil do NOVO Nutricionista.

O campo de atuação do nutricionista tem se ampliado consideravelmente nos últimos anos. Você sabia que, no Brasil, temos em torno de 155 cursos de Nutrição? Imagina quantos NOVO profissionais são colocados no mercado semestralmente! Observa-se também que este profissional conquistou espaços e, cada vez mais, está se inserindo em setores e serviços diferenciados. Assim, o nutricionista deve reunir amplo conjunto de informações como: quais as exigências mercadológicas para o nutricionista nos últimos anos, quais os problemas enfrentados para conseguir emprego e quais as tendências de mercado.

A nutrição é uma ciência multifacetária em que a participação multiprofissional é imprescindível aos seu crescimento e desenvolvimento e seu conhecimento não se esgota na formação técnica profissional.

O perfil do novo nutricionista diante das exigências do mercado de trabalho, dos grandes avanços tecnológicos é totalmente diferenciado do nutricionista de 10 anos atrás. Esse novo profissional, além de competente tecnicamente, precisa de conhecimento na área de negócios (como gestão administrativa, recursos humanos, finanças), área de marketing (marketing pessoal e marketing digital) e conhecimento sobre pessoas.

É importante dizer que, dependendo da área de atuação do nutricionista, os conhecimentos agregados serão intensificados ou não. Por exemplo, um nutricionista que trabalhe em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, não necessita de tanto conhecimento de marketing digital, mas precisa aprofundar em negócios e gestão.

Lembre-se, quanto mais conhecimento fora da área técnica, maiores são suas chances de destaque profissional, pois ser bom nutricionista, é obrigação, mas o conhecimento das diferentes áreas agregadas te eleva a um patamar diferenciado.

REFERENCIA: MOTTA, D. G; OLIVEIRA, M. R. M; BOOG, M. C. F. A formação universitária em nutrição, Pro Posições, v.14, n. 1, p. 69 -85, 2003.

 

Deixe um comentário