Precisa de ajuda?

(62) 9 8477-2963

Entre em contato:

comercial@institutolg.com.br

O que é comportamento alimentar e quais fatores o determinam?

comportamento alimentar: moça comendo um hambúrguer

O comportamento alimentar está baseado em ações que as pessoas têm em relação ao ato de comer e todos os aspectos que isso envolve. 

Em suma, o comportamento alimentar está relacionado a tudo que acontece antes de comermos algum alimento. E isso inclui nossas memórias, emoções, cultura, rotina e o meio em que vivemos, na forma consciente ou inconsciente de escolhermos nossos alimentos. 

Dessa forma, o tratamento baseado no comportamento alimentar tem como finalidade melhorar a relação do indivíduo com o alimento.

Neste artigo apontamos os principais fatores que determinam esse comportamento, para que você entenda tudo que está envolvido e como é importante estar preparado para ajudar essas pessoas. 

Fatores que determinam o comportamento alimentar

Dentre os fatores que determinam o comportamento alimentar está o hábito. Esse é um comportamento rotineiro e, muitas vezes, feito de forma inconsciente. No contexto alimentar, o hábito é um dos fatores que definem a seleção, consumo e uso dos alimentos disponíveis. 

A ingestão é outro fator, controlada por sensações de fome, apetite e saciedade. E que regula essas sensações é o cérebro, por feedbacks positivos e negativos do trato gastrointestinal antes, durante e depois das refeições. 

O apetite é sensível e altamente influenciado pelo estresse, pela palatabilidade e pelo ambiente. Dessa forma, interfere na maneira como os alimentos são consumidos. 

Outro fator do comportamento alimentar são as escolhas de alimentos.São elas que se baseiam no quê, como, com quem, onde, quando e outras condições que definem o que o indivíduo escolhe de alimentos e bebidas para consumir, como valor nutricional, cheiro, aparência e fatores psicológicos, socioculturais e socioeconômicos. 

Como pode perceber, é possível compreender a abrangência de informações que devem ser analisadas em uma pessoa quando se tem a intenção de mudar seus comportamentos alimentares.

O comportamento alimentar e sua prática

A área da Nutrição tem avançado muito nos últimos anos, sobretudo em pesquisas acerca da relação da mente com a alimentação. 

Dessa forma, se deu um pouco mais de atenção aos fatores intuitivos do comportamento humano que influenciam na escolha dos alimentos a serem consumidos. 

E como já dissemos, o foco do estudo do comportamento alimentar é justamente na relação entre nossas escolhas alimentares e os fatores emocionais. 

Isso leva a relação profissional x paciente a outro nível de interação. O profissional não só questiona o que e quanto o paciente está comendo, mas também por que ele repete certos comportamentos. É claro que de forma imparcial, sem julgamento, mas sim, no caminho para resolver o problema dele com a comida. 

Por isso que o profissional que se especializa em comportamento alimentar aprende a identificar esses potenciais desequilíbrios emocionais que resultam em desequilíbrios alimentares e nutricionais. 

Para isso, o nutricionista ou psicólogo desenvolvem uma abordagem diferenciada, criando uma relação de confiança durante o atendimento. Assim,consegue conduzir uma transformação no paciente e o conduz à aquisição de hábitos alimentares saudáveis. 

Esse tipo de atendimento tem sido muito procurado, assim como o mercado está bastante aquecido para profissionais especializados no tema. 

Especialize-se em Comportamento Alimentar e Nutrição Funcional

Você pode se tornar esse profissional que o mercado busca e que pode ajudar muito na área de comportamento alimentar. 

O Instituto LG desenvolveu a Pós-graduação em Comportamento Alimentar e Nutrição Funcional exatamente para atender essa demanda. 

Pense nas vantagens de adicionar essa especialização em seu currículo e, ainda mais: melhorar e qualificar e ainda mais seu atendimento.

Quer mais informações? Fale conosco!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos:

Categorias

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza NOME DO SITE a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.