Torne-se um profissional altamente qualificado, dominando conhecimentos técnico-científicos e habilidades embasadas em evidências para atuar na área de Atenção Multiprofissional no Transtorno do Espectro Autista.

Pós-Graduação em Atenção Multiprofissional no Transtorno do Espectro Autista

Construa uma formação sólida, baseada em evidências científicas e na integração de diferentes áreas do conhecimento para promover um atendimento individualizado e eficaz dentro da atuação multiprofissional, essencial para o atendimento de pessoas neurodivergentes.

De acordo com dados recentes, a prevalência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de aproximadamente 1 a cada 36, entre crianças de até 8 anos, nos Estados Unidos. Essas estatísticas variam em diferentes partes do mundo, mas a tendência geral é de aumento no número de diagnósticos. Esses dados apontam para a necessidade do estabelecimento de uma estrutura de assistência em saúde e educação, com ênfase para o aprimoramento do diagnóstico e das estratégias de intervenções multidisciplinares.

O diagnóstico precoce e a intervenção multiprofissional são essenciais para minimizar os distúrbios do desenvolvimento, manejar as comorbidades associadas e promover adaptações e ganhos significativas das habilidades, impactando positivamente na qualidade de vida do paciente e familiares.

A especialização em Atenção Multiprofissional no Transtorno do Espectro Autista vem para formar profissionais altamente qualificados e capazes de suprir as demandas e desafios atuais desse campo de atuação.

A partir de conhecimentos-chave para a compreensão das bases do TEA, o aluno embarcará em uma jornada de construção gradual de estratégias terapêuticas em cada área de atuação. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA), uma abordagem respaldada por evidências científicas e comprovadamente eficaz no tratamento de crianças com TEA, será abordada de maneira prática nos módulos de atenção multiprofissional, contexto escolar e acompanhamento pedagógico no TEA.

Ao final de cada aula, você perceberá o avanço nas suas competências e habilidades e será capaz de:

Compreender o panorama do Transtorno do Espectro Autista sob a visão multiprofissional e apresentar as atualizações científicas nos campos da epidemiologia, diagnóstico, fisiopatologia e intervenções validadas.

Caracterizar os principais marcos do desenvolvimento humano, descrever as etapas de desenvolvimento das capacidades humanas nas diversas fases do ciclo da vida e identificar contextos significativos para estes processos.

Desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos para a aplicação e orientações sobre escalas de rastreio voltadas para identificação de TEA e desenvolvimento atípico.

Conhecer a importância do diagnóstico, da identificação de sinais clínicos e comorbidades, além de discutir os fatores relacionados ao TEA.

Entender o Transtorno do Espectro Autista sob à luz da Genética Humana, suas tecnologias e atualizações científicas.

Dominar as bases da fisiopatologia do TEA com ênfase para as alterações imunológicas, gastrointestinais, metabólicas e hormonais visando a compreensão das comorbidades associadas e as possibilidades de intervenção.

Conhecer a legislação e os direitos da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista e identificar os desafios atuais.

Conhecer a aplicação de psicofármacos no Transtorno do Espectro Autista, como ênfase para o tratamento individualizado.

Aprender a otimizar o ganho de habilidades no ambiente domiciliar, auxiliando os pais a aplicarem estratégias de ensino para possibilitar que as crianças generalizarem a aprendizagem de repertórios aprendidos em contexto terapêutico. Capacitar a orientação parental.

Praticar o raciocínio clínico e a tomada de decisões na prática profissional no âmbito da atenção multiprofissional no Transtorno do Espectro Autista.

Compreender as estratégias de estabelecimento de vínculos no início do processo terapêutico na intervenção precoce, além de apresentar e descrever as características presentes no Ensino Naturalístico.

Conhecer a abordagem psicoterápica no contexto da infância, com ênfase para o ensino de repertórios básicos e procedimentos.

Conhecer as intervenções terapêuticas voltadas à adolescentes e adultos com TEA, com ênfase para o desenvolvimento de habilidades sociais, inclusão no ensino superior e no mercado de trabalho.

Aprender as principais alterações motoras no TEA e o papel da fisioterapia na equipe multiprofissional.

Conhecer o papel da Terapia Ocupacional na atenção à criança com TEA e apreender, sob o olhar das ocupações humanas, a favorecer um desempenho ocupacional satisfatório.

Analisar a aquisição e o desenvolvimento de linguagem, identificar os sinais de risco, detectar as habilidades e fragilidades no desenvolvimento da comunicação e compreender o papel do fonoaudiólogo no atendimento multiprofissional.

Adquirir conhecimentos sobre busca de evidência científica em bases de dados e avaliação da qualidade da informação visando o desenvolvimento da análise crítica de informações que irão auxiliar na tomada de decisão na prática clínica do profissional dentro de sua área de atuação.

Compreender a seletividade alimentar e a importância da ação conjunta da equipe multiprofissional no planejamento e organização de comportamentos e ambientes para facilitar a relação alimentar nesses quadros.

Conhecer as principais estratégias nutricionais para manejo da seletividade alimentar, inflamação, alterações gastrointestinais e metabólicas.

Compreender o papel da atividade física na saúde, no contexto escolar e na inclusão, além de conhecer os recursos para atividades adaptadas.

Conhecer as estratégias e propostas de ensino voltadas para atividades de psicomotricidade.

Discutir o contexto escolar no processo inclusivo de crianças com TEA e caracterizar as contribuições da Análise do Comportamento para práticas eficientes na escola, considerando os desafios para a inclusão escolar da pessoa com autismo.

Compreender o papel da interdisciplinaridade na escola e a relevância da orientação da equipe escolar e construir estratégias para o enfrentamento dos desafios atuais.

Conhecer as etapas para a elaboração de um plano de ensino individualizado para o contexto clínico e escolar e aprender a elaborar um plano de ensino com estratégias voltadas para a intervenção de crianças com TEA.

Aprofundar e ampliar a reflexão sobre ética profissional com enfoque na conduta eticamente responsável do profissional da saúde ou educação em equipe multidisciplinar.

OS MOTIVOS PARA OPTAR Pós-Graduação:

ÁREA EM ALTA NO MERCADO:

É um curso inovador, caracterizado pela integração de múltiplas áreas do conhecimento, que especializa psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, educadores físicos, pedagogos, psicopedagogos, profissionais da área de saúde e educação em geral, para atuação de excelência nas intervenções aplicadas ao desenvolvimento atípico.

CURSO RECONHECIDO PELO MEC:

os cursos de pós-graduação do Instituto LG são reconhecidos pelo MEC e possuem parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

CERTIFICAÇÃO FEITA POR UMA DAS INSTITUIÇÕES MAIS RENOMADAS DO PAÍS:

você obterá um certificado da PUC Goiás, uma Universidade de prestígio no meio acadêmico.

EQUIPE DE PROFISSIONAIS RENOMADOS:

o curso é ministrado por um corpo docente multiprofissional altamente qualificado na área.

ENSINO SÍNCRONO:

você estuda remotamente, ou seja, online, com aulas ministradas ao vivo proporcionando interação com o professor e colegas de turma em tempo real.

FACILIDADE DE PAGAMENTO:

condições especiais de pagamento, com valores que encaixam em seu orçamento. Se é o que te impede de fazer a sua pós, garantimos que este não será um obstáculo aqui.

Quer fazer sua PÓS-GRADUAÇÃO EM Atenção Multiprofissional no Transtorno do Espectro Autista? Não perca essa oportunidade, pois temos uma oferta especial para você:

TEMOS UMA OFERTA ESPECIAL:

NÃO PERCA TEMPO!

FAÇA JÁ SUA MATRÍCULA E GARANTA O DESCONTO ESPECIAL.

SOBRE NOSSA PARCERIA COM A PUC GOIÁS

Temos muito orgulho em ter essa parceria!

A PUC Goiás é uma instituição que preza pela qualidade do seu ensino, respeito aos seus alunos, docentes e colaboradores. É uma Universidade Católica, comunitária e pluridisciplinar. Foi fundada em 17 de outubro de 1959 e já conta com 60 anos de história. Nesta parceria, o aluno ganha com a confiança e tradição da PUC e com o nosso cuidado em desenvolver este curso de pós-graduação lato sensu com os melhores critérios de excelência.

Ao final do curso, você receberá seu certificado de conclusão da PUC Goiás.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER EM 378 HORAS DE AULAS NO EAD SÍNCRONO?

MÓDULO A

Neurodesenvolvimento e Bases Científicas do TEA

MÓDULO B

Atenção Multiprofissional no TEA

MÓDULO C

Contexto Escolar e Acompanhamento Pedagógico no TEA

MÓDULO D

Aprimoramento Profissional

Por que fazer?

A pós-graduação em Atenção Multiprofissional no Transtorno do Espectro Autista foi estruturada para trazer uma base sólida e um nivelamento para todos os profissionais, fornecendo conhecimentos técnico-científicos que são a base para a compreensão do TEA e a partir desse conhecimento, construir as estratégias e recursos terapêuticos dentro de cada área de atuação.

Nosso curso é ministrado por um corpo docente composto pelos melhores especialistas, mestres e doutores, todos com sólida formação acadêmica e vasta experiência na área. Junte-se a esse time de excelência para aprimorar suas habilidades e competências a cada módulo, e assim, promover um atendimento personalizado e humanizado para indivíduos dentro do Espectro Autista e seus familiares.

Não perca essa oportunidade de se especializar. Adquira segurança e torne-se referência na promoção de estratégias terapêuticas eficazes no TEA.

TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ!

Para saber mais sobre nossa pós-graduação, baixe nosso e-book da especialização em Atenção Multiprofissional no Transtorno do Espectro Autista

A NOSSA EQUIPE ALTAMENTE CAPACITADA

COORDENAÇÃO DE CURSO

Joyce Francisco Manrique

Coordenação de curso

Bruna Alves Fenerich

Coordenação de curso

Rebeca Soares Principe Vizioli

Coordenação de curso

CORPO DOCENTE

Beatriz Zeppeline Bezerra de Meneses Nasser

Psicomotricidade na Intervenção de Pessoas com TEA

Marcus Vinicius Alves de Brito Souza

Orientação Parental

Claudio Almeida Sarilho

Desenvolvimento Infantil, Escalas de Rastreio e Desenvolvimento Atípico, Transtorno do Espectro do Autismo

O QUE DIZEM NOSSAS ALUNAS

PÚBLICO ALVO

Psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos, profissionais da área de saúde e educação que desejam se destacar nas intervenções destinadas à população transtorno do espectro autista e desenvolvimento atípico.

COMO VOCÊ VAI ESTUDAR

O curso foi planejado com diferentes estratégias de ensino, incluindo as metodologias ativas. A aprendizagem é focada no aluno e inclui material didático em diversos formatos para que, independentemente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O curso é 100% online e todas as avaliações acontecem no Portal do Aluno.

Vamos relembrar porque você deve apostar em sua carreira e fazer nossa pós-graduação em Atenção Multiprofissional no Transtorno do Espectro Autista

A Especialização em Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico permitirá o desenvolvimento de habilidades e competências para realizar intervenções e abordagens efetivas conforme o objetivo de seus clientes/pacientes.

É um diferencial para o profissional moderno compreender e atuar nesta área. Estamos diante de um cenário que envolve uma crescente prevalência do transtorno do espectro do autista, aumentando a demanda por profissionais especializados para atendimento a este público, visando realizar intervenções efetivas baseadas em evidências.

E, ao final do curso, o aluno estará apto a realizar um trabalho de excelência no Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico, sendo capaz de:

 – Conhecer e caracterizar o Transtorno de Espectro do Autismo;
– Conhecer os processos de avaliação comportamental;
-Explicar o comportamento alvo em termo funcionais;
– Conhecer e descrever os processos de manejo comportamental;
– Conhecer as estruturas de ensino: a) ensino por tentativas discretas, procedimentos de dicas e de correção; b) ensino naturalístico: estratégias e procedimentos; c) manuais de avaliação: ABLLS-R, AFLS, VB-MAPP; d) planejamentos de currículos para repertório básicos e complexos e elaboração ensino de comportamentos básicos e complexos; e) ensino por pistas visuais, história social, vídeo modelagem; f) comunicação aumentativa e alternativa;
– Conhecer as estratégias e procedimentos voltados para orientação parental; e muito mais!

Receberá, ainda, o certificado de uma instituição respeitada e renomada no Brasil, a PUC Goiás.

Não espere muito, matricule-se agora mesmo!

O que nossos alunos estão
falando sobre os cursos

MARINA PARANAGUÁ
MARINA PARANAGUÁ
5. Dezembro, 2022.
Aula perfeita. Objetiva, muito clara sua explicação. Curso de excelência, estou gostando muito.
Regina Célia de Figueiredo Mendes
Regina Célia de Figueiredo Mendes
26. Outubro, 2022.
Aprendendo sempre... Instituto LG, sempre proporcionando informações preciosas! Parabéns aos professores! Obrigada!
Ruth Maia
Ruth Maia
14. Outubro, 2022.
Perfeita ! Aula inaugural surpreendente, excelente didática e clareza quanto ao conteúdo abordado. Já amei muito ! Criando expectativas maravilhosas com minha nova pós. Beijos
fran nutricionista
fran nutricionista
21. Setembro, 2022.
Professores de excelência!!! Super recomendo!
Iolanda Mendes
Iolanda Mendes
21. Setembro, 2022.
Excelente palestra com a professora Rochelle. Muito conteúdo e aprendizado.
ANNA MARIA AMORIM
ANNA MARIA AMORIM
14. Setembro, 2022.
conteúdos completos e relevantes. professores com prática na área, com boa dinâmica.

TOME UMA DECISÃO AGORA!

Previsão de início das aulas: primeiro semestre 2023

Preencha o Formulário que entraremos em Contato

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais são as vantagens da Pós-graduação na modalidade aperfeiçoamento à distância?
A presente Pós é totalmente online e 100% interativa. Com o material disponibilizado na plataforma do aluno, ele terá a flexibilidade, praticidade, custo benefício e acessibilidade garantida que a educação à distância oferece, podendo ser acessada na hora e local desejada pelo aluno.

Como ocorre o funcionamento das vídeo-aulas?
As aulas serão gravadas e os arquivos das vídeo-aulas ficarão disponíveis na Área do Aluno após 6 dias úteis da realização do curso e permanecerão durante todo o decorrer do curso.

É necessário possuir graduação para fazer o curso?
Por ser uma Pós-graduação, o presente curso requer que seu aluno seja graduado em ensino superior para poder se inscrever. É possível fazer o curso sendo graduado em qualquer área da saúde como nutrição, medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem e farmácia, assim como em áreas afins.

Existe encontro/prova presencial nos cursos online?
Não. Todas as atividades são realizadas de maneira remota.

Tenho que fazer TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)?
Não. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) desobriga a realização de trabalho de conclusão de curso como requisito para a obtenção do certificado de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu (Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018).

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza Instituto LG a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.